segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Ciências- Ar atmosférico

 A ATMOSFERA

Conceito:  Primeiramente, o que é a atmosfera. A atmosfera significa ``esfera de ar``. Então, tecnicamente podemos dizer que atmosfera é a camada de ar que envolve nosso planeta.


Importância: A atmosfera possui vapor de água que é super importante para manter a temperatura úmida e ideal para a sobrevivência dos seres vivos.
                     Filtra os raios ultravioleta emitidos pelo sol
                     Mantém a temperatura adequada para todos os seres vivos.
                     Desvia ou desfaz corpos celestes que entram em contato com a superfície terrestre, e que sem a existência da atmosfera causariam catástrofes.

Organização: A atmosfera é dividida em cinco camadas que são classificadas de acordo com os gases existentes em cada uma, a função e os eventos meteorológicos.



Principais características de cada uma:

Troposfera: Camada mais próxima da superfície terrestre; Onde ocorrem mais fenômenos meteorológicos; Encontram-se todos os gases que os seres vivos precisam-oxigênio,gás carbônico e nitrogênio.
De acordo com o aumento da altitude,a quantidade desses gases vai diminuindo e eles vão se distanciando um do outro, ou seja, o ar fica mais rarefeito. De acordo com essa diminuição de gases, a temperatura em lugares com elevada altitude também vai diminuindo.

Quando estamos subindo uma serra, geralmente sentimos um leve incômodo no ouvido. Tudo isso não passa de uma reação do corpo em relação a diminuição da pressão atmosférica de acordo com a intensidade que vamos subindo a serra. Essa reação do nosso corpo é importante para evitar possíveis transtornos.
Observe a diferença da quantidade de pressão atmosférica existente sobre os dois homens de acordo com o lugar onde se encontram.

Estratosfera:
Existe um gás chamado ozônio que é formado por átomos de oxigênio. Esse gás impede que os raios ultravioleta emitidos pelo sol tenham contato com a superfície terrestre,nos prejudicando.  A maior importância da Estratosfera é ela ter esse gás, mais chamado de camada de ozônio.
Os aviões comerciais viajam por essa camada pois nela não ocorrem fenômenos meteorológicos e o ar é mais rarefeito, o que contribui para que o vôo não tenha muitas turbulências.


Mesosfera:
Encontra-se na região central da atmosfera. As temperaturas começam a ficarem baixas,em torno de -120 graus.

Termosfera:
Temperatura chega a 1000 graus.
Entre a Termosfera e a Mesosfera há a Ionosfera, Essa camada possui muitas cargas elétricas que, em encontro com gases da atmosfera (nitrogênio,oxigênio e gases nobres) formam as famosas auroras boreais (no norte) e aurora austral (ao sul). Dependendo da energia existente, as cores podem variar.

Essas cargas elétricas contribuem para que as ondas do rádio sejam transmitidas.

Exosfera:
O ar é extremamente rarefeito. Termina no espaço sideral,onde não existe ar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário